ES EN
Teatro

MISCHA MAISKY NO TEATRO DO SESI

 

Um dos maiores nomes da música clássica de todos os tempos, reconhecido como um dos principais instrumentistas da história da música esteve no Teatro do SESI com seu trio.

Concerto acorreu  dia 20 de novembro, às 21 horas, aqui no Teatro do SESI e foi um dos principais concerto da música erudita em Porto Alegre no ano de 2018 e tem apoio do Centro de Eventos FIERGS.

Mischa Maisky nasceu em Riga na Letônia/Russia, em 1948. Estudou com dois grandes mestres Mstislav Rostropovich e Gregor Piatigorsky. Aos 17 anos, depois de estudar no Conservatório de Riga e Leningrado, venceu o Concurso Internacional Tchaikovsky e começou então a estudar com Rostropovich, no Conservatório de Moscou e dar uma série de concertos por toda União Soviética. Depois de ficar preso num campo de trabalhos forçados por dezoito meses, muda-se para Israel, adquirindo nova nacionalidade.

Em sua carreira, contam-se inúmeros espetáculos nas melhores salas do Mundo, em cidades como Londres, Paris, Viena, Berlim, Nova Iorque e Toquio, para citar apenas algumas. Tem atuado ao lado de outros grandes interpretes e regentes tais como Martha Argerich, Radu Lupu, Gidon Kremer, Leonard Bernstein, Zubin Mehta, Vladimir Ashkenazy, Daniel Barenboim e Giuseppe Sinopoli, entre outros.

Em 1985 Mischa tornou-se artista exclusivo da Deutsche Grammophon, e recebeu três prêmios da Academia de Tóquio pelas suas muitas gravações, que incluem por exemplo as duas Suites para Violoncelo Solo de J.S.Bach, sonatas de Bach e Beethoven, entre outras. Do seu repertório contam-se ainda obras de Schubert, Tchaikovsky e Dmitri Shostakovitch, Brahms, entre outros. Mischa vive agora na Bélgica com a sua mulher e dois filhos pequenos. Tem também dois filhos adultos, ambos músicos, de um casamento anterior, que estarão com ele no Brasil: Lily Maisky (piano) e Sascha Maisky (violino), que formam o Maisky Trio.