Teatro

O Sul em Dança 2017 – maior evento de dança do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil

O Sul em Dança – maior evento de dança do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil –, que aconteceu pela primeira vez em Porto Alegre, na sua 15ª edição. O festival aconteceu de 18 a 26 de setembro, no Teatro do SESI, e contou com aproximadamente cinco mil bailarinos e estudantes, que subiram ao palco para encantar e levar a cultura da dança para o público.

Com o lema “Movimento que nos Une”o festival visou valorizar e possibilitar uma nova oportunidade para todos os talentos do RS e de outros estados. O espetáculo de abertura ocorreu no  dia 19/09, contou com a apresentação dos destaques do festival de 2016. Entre outros bailarinos, contou com a participação de Isabella Rodrigues, ganhadora do prêmio de melhor bailarina do 33º Festival de Dança de Joinville e participante da turnê realizada em 25 cidades da Rússia, com os espetáculos “Black Swan” e “Virtuosos of Ballet World”.

Para Margit Kolling, diretora do Sul em Dança, a chegada ao Teatro do SESI pela primeira vez foi um desafio, o qual representa um novo momento ao festival. “É um sonho realizado, não só para mim, mas para todos os participantes. São 15 anos de uma caminhada que chega agora na capital do estado e num lugar com a grandeza do Teatro do SESI. Com certeza esse é o maior ganho para todos os bailarinos”, ressaltou.

Entre as modalidade apresentadas no Sul em Dança estavam: Ballet Clássico, Jazz, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Danças Folclóricas e Estilo Livre.

Saiba mais sobre os jurados desta edição:

Janice Botelho – coreógrafa conhecida nacionalmente, com trabalhos na Rede Globo, inauguração da Arena do Grêmio, Reinauguração Beira-Rio, Natal Luz Gramado,  Criança Esperança e Globo 50 anos.

Mariza Estrella – ex diretora da Cia Jovem do Teatro Municipal Rio de Janeiro e atual diretora do Centro de Dança Rio.

Octávio Nassur – idealizador e coordenador geral do FIH2 Festival Internacional de Hip Hop, de Curitiba.

Edy Wilson – coreógrafo e professor de dança, jurado convidado nos grandes festivais de dança e instituições de dança no Brasil e América Latina.

Fran Manson – diretora de grupos de danças urbanas da cidade de Bauru, coreógrafa e bailarina, já ganhou primeiros lugares em batalhas de Hip Hop Dance e Waacking. Eleita também, melhor bailarina do Festival de Joinville em 2017.

André Rockmaster – idealizador e diretor coreógrafo da Cia Vertente Única , na qual esteve em tour no brasil e europa nos último anos.

Anette Lubisco – coreógrafa, Professora do ensino informal (Dança Jazz) , como bailarina participou de vários grupos de dança em Porto Alegre. Professora do Curso de Licenciatura em Dança ULBRA, Professora da Pós-graduação da ULBRA/Canoas. Ministra disciplinas na Especialização em Dança da PUC/RS. E atua no mercado cultural/artístico como Coreógrafa, Professora e Jurada de Festivais de Dança.

O projeto Sul em Dança foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo como patrocínio master a empresa STIHL, patrocínio da UNIQUE e BR SUPPLY, e apoio cultural do Centro de Eventos FIERGS – Teatro do SESI.

PROGRAMAÇÃO EM 2017

Dia 18/09 (segunda-feira): Montagem e ensaios Espetáculo de Abertura
Dia 19/09 (terça-feira)19h: Espetáculo de Abertura e Concurso Danças Urbanas
Dia 20/09 (quarta-feira)17h: Danças Urbanas, Estilo Livre e Danças Folclóricas
Dia 21/09 (quinta-feira) 17h: Mostra de Dança Estudantil e de Projetos Sociais, Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea
Dia 22/09 (sexta-feira) 18h: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico e Jazz
Dia 23/09 (sábado) 17h: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea
Dia 24/09 (domingo) 17h: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea
Dia 25/09 (segunda-feira)17h: Mostra de Dança Estudantil e de Projetos Sociais, Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico e Jazz
Dia 26/09 (terça-feira) 18h: Estilo Livre. Espetáculo de Encerramento e Premiações.

Assista também aos vídeos de abertura e enceramento do Festival:

O link do vídeo de encerramento: https://vimeo.com/235985821

O link para o vídeo de abertura:  https://vimeo.com/233709618