ES EN

Notícias

Zbura: Campeões do Mundo Patinam no Natal, evento inédito no Brasil, receberá a sua primeira edição no Teatro do SESI

Desejos e histórias de Natal serão contados em um único palco por alguns dos maiores nomes da patinação no espetáculo Zbura: Campeões do Mundo Patinam o Natal. As apresentações, que acontecerão nos dias 04 e 05 de dezembro, são uma realização do atleta da seleção brasileira de patinação artística e campeão dos jogos mundiais Marcel Stürmer. O espetáculo abordará a história de uma criança e seu avô na véspera dos festejos natalinos. Sentimentos como tempo, distância, coragem, saudades, amor e amizades aparecerão durante vários momentos, construindo uma narrativa que dá tom à magia do Natal, misturando esporte de alto rendimento, artes performáticas e música. Entre os convidados, estão patinadores consagrados mundialmente, entre eles os atuais campeões pan-americanos, a brasileira Bruna Wurtz e o argentino Juan Sanchez, a campeã dos jogos Pan-Americanos de Guadalajara, Elizabeth Soler, e os campeões mundiais Silvia Lamburshi e Andrea Girotto (ambos da Itália). E também Gabriella Giraldi, do Brasil.

 

Nesta semana, a equipe do Centro de Eventos FIERGS recebeu o atleta e idealizador do espetáculo Marcel Stümer para uma entrevista exclusiva, que conta um pouco deste projeto:

 

– Centro de Eventos FIERGS: De onde saiu a ideia de montar um espetáculo como este?

Marcel: A ideia do Zbura existe há aproximadamente cinco anos. Eu sonho em fazer um espetáculo com grandes nomes da patinação internacional e que fossem em algum teatro aqui no Brasil. Já participei deste tipo de espetáculo em mais de 20 países ao longo da minha carreira, e eu sempre voltava para casa com a sensação de que faltava algo. Baseado nisso, eu escrevi o roteiro do Zbura que trata sobre o poder da imaginação. É com isso que trabalhamos: patinação e teatro.

– Centro de Eventos FIERGS: Este modelo de apresentação é uma novidade no palco do Teatro do SESI. Ele é apresentado em algum outro teatro brasileiro?

Marcel: É inédito nesse formato em Teatro.

– Centro de Eventos FIERGS: Como a estrutura do Centro de Eventos FIERGS através do Teatro do SESI contribuiu para a concretização deste projeto?

Marcel: O Teatro do SESI virou uma extensão da minha casa. Desde que eu entrei aqui pela primeira vez, eu soube que o show deveria ser aqui. Este tipo de espetáculo imprime velocidade e este era o desafio: encontrar um palco grande o suficiente para que se conseguisse fazer os saltos triplos da patinação que é o que o público quer ver. Da nada adianta convidar os maiores patinadores do mundo e eles terem que reduzir as suas performances por causa do espaço. E aqui achamos o palco perfeito.

– Centro de Eventos FIERGS: Zbura é um espetáculo que reúne esporte de alto rendimento, arte e música. O que o elenco pretende transmitir para o público?

Marcel: Vamos convidar ao público para voar através do pensamento. Eu comecei a patinar por causa disso, quando eu era criança, fui a uma apresentação de patinação e me imaginei estando na pista sentindo a velocidade dos patins e, ali o meu pensamento foi provocado, depois disso eu quis buscar o esporte, é isso que eu quero poder passar no dia do show para as pessoas: elas podem ir onde quiserem.

– Centro de Eventos FIERGS: Você pode se considerar uma referência neste quesito, afinal de contas, é um multi medalhista e campeão mundial que conseguiu conquistar todos os seus objetivos. Como é servir de inspiração para o público?

Marcel: Isso mexe muito comigo, eu já fui surpreendido por pessoas e queria seguir os mesmos passos, então eu sinto essa responsabilidade. Essa apresentação certamente será a que mais me dará frio na barriga.

– Centro de Eventos FIERGS: 90% dos ingressos já estão vendidos e com isso foram abertas as vendas para o ensaio geral, que ocorre um dia antes. O que o público pode esperar desse ensaio?

Marcel: O espetáculo, no dia 04, será no formato Dress Rehearsal (ensaio geral), ou seja, serão testadas todas as performances com figurinos e iluminação. Nesta apresentação, os atletas poderão pedir para repetir os números e receber instruções de ajustes durante o show, oportunidade para quem gosta de ver os bastidores de uma grande produção. Este é um formato aplicado por alguns musicais produzidos pela Broadway e por outras companhias internacionais. É uma oportunidade de ver o artista ainda está se conectando com o espetáculo, e neste tipo de ensaio é possível o cuidado com os detalhes e que no dia do espetáculo, isso não fica evidente para o público.

– Centro de Eventos FIERGS: Diante de toda a repercussão positiva do Zbura antes mesmo da sua estreia, existe a intenção de repetir este evento?

Marcel: Eu gostaria de fazer esse tipo de evento sempre. É uma realização pessoal.  A minha grande paixão sempre foi a arte, tanto que optei por um esporte que tem isso muito presente. Então espero poder replicar mais eventos com esse, sempre!

 

Serviço:

Zbura- Campeões do mundo patinam no Natal

Data: 05 de dezembro
Local: Teatro do SESI no Centro de Eventos FIERGS.
Horário: 20h30min.

INGRESSOS: www.zbura.com.br/ingressos

 

Veja também